Estilo Industrial: Da indústria ao interior da sua casa

Publicações e Artigos

O estilo industrial surgiu nos anos 50 quando galpões desocupados passaram a servir de moradia. Da mesma forma, os moradores que residiam em seus interiores mantiveram a aparência intacta. Portanto, acabou nascendo ali um novo estilo de decorar e criar ambientes, através dos conceitos e materiais encontrados nesses locais.

Ao longo dos anos esse estilo ganhou ainda mais adeptos nos espaços residenciais, comerciais e corporativos. Além disso, ele pode enganar a muitos por parecer algo simples mas acertar na composição desses ambientes requer cuidado e atenção.

Materiais aparentes são características marcantes

Certamente, tendo como propriedade a utilização de tijolinhos, vigas, dutos e tubulações de iluminação aparentes no ambiente, essa forma do design oferece uma atmosfera rústica nos espaços.

Na mesma linha, outra característica considerada como ponto forte  é a utilização do cimento queimado ou do concreto aparente. Dessa forma, podem ser empregados nas paredes, tetos, pisos e até mesmo em bancadas. Além disso, também pode ser utilizado na composição do design de produtos.

Design de produto também é uma ótima inserção para esse estilo

Também pode ser considerado uma identidade desse design aberturas de portas e janelas amplas com uma maior intensidade de luz natural invadindo os espaços. Ambientes integrados são uma das características frequentemente encontradas. Enquanto isso, a combinação de metais e madeira também pode ser considerada uma das diversas composições que remetem ao industrial.


Profissionais de design de interiores, design de produtos e arquitetura utilizam das características desse estilo para trazer em seus projetos uma atmosfera única. Da mesma forma, consideram tanto o apelo visual quanto funcional. Portanto, ele transita entre a contemporaneidade das cores metálicas ao retrô dos tijolinhos.

#CítricasIdeias são fundamentais para um projeto bem projetado

A iluminação aparente através de tubos e trilhos, de luminárias retilíneas e de metal, por exemplo, são outras características marcantes. Dessa forma, também pode ser empregado na ideia de reconstrução de objetos já existentes, dando uma cara nova. Acima de tudo, no design de produto o estilo industrial vem ganhando destaque na criação de peças únicas e que são atemporais.

Existem diversas formas de inserir o industrial nos ambientes, seja de forma pontual ou nele todo. Essa é uma forma de envolver o design através dos materiais utilizados no espaço. Um estilo que percorreu anos e que permanece vivo até hoje.

E aí, bora aproveitar essa #DicaDoLima para inserir essas ideias aí?

5 1 vote
Article Rating
guest
7 Comentários
Mais recente
Mais antigo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Jéssica
Jéssica
26 de junho de 2020 20:47

Noossssaaa adorei, amo o estilo industrial

Andreia
Andreia
26 de junho de 2020 12:47

Amooooo! Realmente parece fácil, mas é preciso atenção. Ainda bem que podemos contar com as suas preciosas dicas pra não errar!!!

Anônimo
Anônimo
26 de junho de 2020 12:28

Gosto muito do trabalho do Lima , sempre um exemplo de competência e compromisso .
Super indico,e acompanho . Nós da CasadoAlto
temos muito respeito e admiração pelo seu trabalho . Sempre estamos juntos o qto possível.
Muito talento !

Jaianni
Jaianni
26 de junho de 2020 12:23

Adorei! Já estou pensando como dar um toque moderno em casa.