Revestimento

Expo Revestir 2020

Mostras, Viagens

EXPO REVESTIR 2020: A FASHION WEEK DA ARQUITETURA, COM TODAS AS NOVIDADES PARA O NOVO ANO

A Expo Revestir é o principal evento da América Latina no segmento de arquitetura e acabamentos. Ela ocorreu nas últimas semanas, entre os dias dez e treze de março na Transamérica Expo Center, em São Paulo – SP, e reuniu os principais fornecedores desse setor.

Expo revestir

Um ponto interessante da feira, é a forma pela qual os revestimentos foram exibidos. Muitas empresas adotaram como solução fazer grandes placas de Moodboard. Tal prática aproxima ainda mais o revestimento com os possíveis materiais que podem ser utilizados junto a ele, dando sugestões de cores e texturas, por exemplo. Além disso, por ser muito usual entre arquitetos e designers, produzir um moodboard significa também aproximar o revestimento em questão dos profissionais por meio de ações corriqueiras dessa parcela.

Expo revestir
Expo revestir

O Granilite foi, mais uma vez, uma grande aposta por muitos fornecedores presentes na feira. Sucesso na década de 40, atualmente está sendo muito requisitado nas construções. Com a utilização da tecnologia ao seu favor, o material veio com diversas opções de cores e formatos. Por falar nos formatos, as peças de porcelanato mostraram-se cada vez maiores. Algo que já vem sendo adotado nos últimos tempos.

Expo revestir

A adoção de acabamentos marmorizados é um ponto forte para 2020. Presente na maioria dos stands, esse efeito mostra o espaço consolidado que vem adquirindo dentro do mercado nacional. Os tons são variados: do tradicional branco calacata ao preto e tons pastéis. Além de deixar o ambiente sofisticado, remete à matéria prima – outro ponto que merece ser destacado dentro da feira.

Expo revestir

Muitas empresas investiram nas interfaces da natureza. Prova disso, é a presença marcante de nuances naturais nas peças de porcelanato. As próprias representações de vegetação, flores e folhagens estampadas nas peças, representa o apelo às raízes da Terra.

O uso de amadeirados é outro ponto que merece um destaque. No piso, teto, parede ou no design de produto: a alusão à matéria prima continua sendo muito presente na arquitetura e no design de interiores. Seja no ripado ou na própria cerâmica, este material veio em diferenciadas tonalidades. Tons quentes, tons terrosos e pastéis: seja qual for a paleta adotada, o mercado está preparado para atender aos diversos gostos.

Expo revestir

Os tradicionais tijolinhos ingleses ganharam um maior espaço neste ano. Encontraram-se presentes nos mostruários por meio de acabamentos lisos como também rústico, valorizando as formas naturais e suas imperfeições.

Expo revestir

Quem não se lembra dos azulejos do modernismo? Com o formato 20 × 20 cm e muitas cores, ficaram muito conhecidos principalmente através de obras como as de Portinari. Essa tendência mostra-se forte como revestimento mas também como objetos de decoração e coleção. Muitos artistas plásticos assinam suas obras neste material, difundindo e entrelaçando cada vez mais arte e arquitetura.

Expo revestir

Materiais dourados e acobreados ganharam mais espaço neste ano. Antes, o que já vem sendo comum em material hidráulico e elétrico como em torneiras e pendentes, respectivamente, agora, mostra-se forte em revestimentos para parede.

A Decol, fabricante de materiais hidráulicos, investiu na tecnologia em torneiras. A utilização da tecnologia robótica foi um ponto alto para alguns fabricantes. Torneiras inteligentemente computadorizadas, permitem o diálogo com o usuário. Dessa forma, muitas ações como o gesto de levar à mão até à torneira para abri-la, foram substituídas através da fala. Caso esteja com sede, ou deseje uma água fria ou quente, basta pedir à assistente virtual do robô, que automaticamente o dispositivo aciona a água. Outro mecanismo inteligente adotado pela empresa, foi a criação de uma torneira que fornece água com gás totalmente potável. É a tecnologia utilizada para satisfazer as necessidades do homem, sem muito esforço.

Expo revestir

A tecnologia investida pela Tramontina para 2020, foi a coifa silenciosa. A marca desenvolveu uma coifa que reduz em até 71% do ruído produzido. Para isso ser possível, o motor é instalado até seis metros do corpo da coifa. Ou seja, a coifa não possui um motor interior.

Anteriormente, já foi mostrado aqui no nosso site, a identidade adotada por nosso escritório em desenvolver design de produto com metalon. Tal material, foi também bastante encontrado em mobiliários para exposição.

Expo revestir

Vale ressaltar não só os produtos que foram apresentados, mas a forma pela qual eles foram expostos. É de suma importância criar espaços que dialoguem com o público, permitindo a interação de ambos. Algumas empresas como a Portinari, por exemplo, investiram em um ambiente que despertasse ao menos quatro sentidos do corpo humano: visão, olfato, audição e tato. Em seu stand, a Portinari adotou de técnicas audiovisuais para gerar movimento nas obras da artista Juliana Medeiros, representadas nos novos porcelanatos. Além disso, sons da natureza como de pássaros e percurso das águas de um rio foram inseridos no local a fim de gerar certa intimidade com o visitante. Alguns aromas naturais de flores também eram expelidos de tempo em tempo no local. A beleza das formas dos materiais, levaram o espectador a tatear os lançamentos. É o encanto e fascínio de um bom projeto de design de interiores proporcionado ao público.

Expo revestir

A visita na Expo Revestir vale muito a pena. Além de conhecer em primeira mão as novidades e lançamentos do mercado da construção civil, o visitante também garante o direito de ir às palestras com grandes profissionais da área. A entrada é gratuita e há transporte, também gratuito, no local do evento até a estação de metrô mais próxima. Para ter cítricas ideias, também é necessário um aprendizado e atualização contínua do mercado. Continue acompanhando conosco nossas matérias, além da Dica do Lima e fique por dentro de todas as tendências do universo do design.

0 0 vote
Article Rating
guest
1 Comentário
Mais recente
Mais antigo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Veronica
Veronica
27 de março de 2020 19:15

Achei maravilhosa essa postagem do Lima! Tenho certeza que vocês adquiriram muitas inspirações com essa visita!