moodboard e composição

Moodboard e Estudo de composição

comment 0
Design de Produto, Publicações e Artigos

Materiais, cores e texturas... Será que funcionam juntas?

Que tal saber algumas das características da composição criativa de um Projeto? Ele pode ser de qualquer área de comunicação e criatividade. O Moodboard “Quadro de Atmosfera” ou Painel Semântico é uma das ferramentas usadas por muitos designers de todas as áreas, por exemplo, design de moda, gráficos e de interiores. Ele é uma espécie de organizador de ideias, que visivelmente traduz as características que determinado projeto tenta passar, é uma composição de imagens que reunidas juntas trazem características simbólicas.

Enfatizando a composição artística visual de uma ideia. Ele ajuda a definir um estilo e focar nas necessidades pré-estabelecidas. Nele podemos colocar não somente fotos de projetos de inspiração, mas também tabelas de cores, utilizar tecidos, adornos. Podemos colocar frases ou palavras que traduzam a atmosfera que se quer encontrar. E como colocar pequenos pedaços das ideias em um espaço. Podendo ser na mesa de casa ou do escritório, ou até mesmo coloca-las de forma virtual na tela de um computador. 

Dessa forma conseguimos fazer diversas combinações sem termos o retrabalho de recriar um projeto do zero. Essa é uma das formas de enxergar a base primária de um projeto. Essa atividade é um dos principais exercícios que se aprende quando se estuda algum tipo de design. O design é composto pela criatividade e ideias que precisam ser organizadas de alguma forma. Antes de se criar um projeto acadêmico, por exemplo, estudam-se diversas ênfases que podem abranger esse universo. Buscando traduzir os ensinamentos em objetos palpáveis para o cliente. De forma a elucidar o que se quer apresentar sobre o projeto. De acordo com as orientações do briefing, é possível determinar um caminho a ser seguido. Com base nas imagens agrupadas no Moodboard, poderá definir as formas a seguir, se mais orgânicas, se mais abstratas, geométricas, elementos da cultura pop, entre outros.

Cada mood é único!

Criar soluções incríveis assim como alinhar as expectativas dos clientes evitando frustrações são de suma importância. Isso são responsabilidades que geram grande impacto na vida de designers mundo afora. Por isso, devemos espalhar a ideia de sempre criar os painéis semânticos em cada projeto. Mostrando a importância dessa metodologia para a composição e execução de propostas criativas. Moodboards são ferramentas fáceis, baratas e acessíveis e que não fazem mal a ninguém. Pelo contrário, se usados corretamente podem ser aquela mão na roda. Entretanto os painéis podem se tornar um hábito útil para todas as pessoas que buscam aumentar a produtividade e fortalecer o engajamento na hora do trabalho. Essa forma de apresentar seu trabalho coloca-se não somente a atmosfera que quer passar, mas também como faz com que o cliente consiga viajar e percorrer os mesmos caminhos que os seus. Afinal o design é uma síntese da representação visual de tudo que o cliente falou em todos os processos em que ele foi envolvido.

Gostou? Deixe um comentário:

avatar