Móvel com pátina

Memória Afetiva – Pátinas por Patrícia Malvaccini

Publicações e Artigos

Atualmente podemos observar uma tendência sociocultural de trabalhar a mescla entre o design contemporâneo com peças antigas e de garimpo. O conceito de upcycle de mobiliário tem sido um dos pilares para o design de mobiliário e produtos, abrindo a imaginação das pessoas para o reuso de peças datadas e principalmente, o resgate das MEMÓRIAS.

Quantos desses móveis você já viu na casa da sua avó, ou até mesmo na casa dos seus pais? Eram vistos antes como antigos, ultrapassados e obsoletos. O caminho do Design de Interiores tem sido de revitalizar e principalmente aproveitar os recursos já existentes, mas com uma cara nova e uma reformulação.

_Ficamos Maravilhados com o cuidado nesse trabalho

Janela aplicada pátina
Técnica de pátina degradê

Acompanhamos o trabalho da Artista Plástica Patrícia Malvaccini que desenvolve um trabalho maravilhoso com o restauro de móveis antigos e patinas — técnica de pintura e simulação de desgaste natural —, que por sua vez é um ótimo recurso para clarear um mobiliário antigo podendo ser integrado em qualquer perfil de decoração.

_Cor também pode!

Que tal um toque de cor para o mobiliário? A pátina também ajuda a alegrar o mood do ambiente deixando cada peça única. Nesse mobiliário de apoio, Malvaccini optou pelo turquesa, que por si só já é um charme, deixando essa estética romântica e alegre para um antigo armário.

Móvel aplicado pátina

A revitalização dos móveis também é um processo minucioso e extremamente importante. As técnicas de limpeza são específicas para cada tipo e época de madeira, sendo feitas as devidas correções de manchas e riscos. Para o tratamento e durabilidade, Patrícia usa diversas ferramentas e vernizes para o melhor acabamento e proteção.

_Essa mesinha café ficou um charme

_Essa peça linda cheia de detalhes foi completamente revitalizada e tratada pela artista

Porta com pátina

_Essa porta conquistou o coração de todos no dia das fotos.

Nós do Lima Design fizemos a fotografia e produção junto com o Jornalista e Designer de Interiores Ique Duarte para o Jornal Tribuna de Minas, onde apresentamos de forma simples e aconchegante as técnicas que a artista usa, e a beleza ÚNICA de cada peça. É importante a valorização de artistas e artesãos locais, Patrícia é de Juiz de Fora e além de trabalhar com a restauração e revitalização dos móveis, também pinta telas magníficas e trabalha lindamente com esculturas e obras de arte de parede.

Ficha Técnica:
Produção Fotográfica e Direção: Filipe Lima, Cely Gravino e Ique Duarte
Pátinas: Patrícia Malvaccini
Decoração: Acervo Pessoal
Almofadas: Casa Ancla
Local: Ateliê e Studio P. Malvaccini
Publicação: Tribuna de Minas

0 0 vote
Article Rating
guest
3 Comentários
Mais recente
Mais antigo Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Fabrício Dias
Fabrício Dias
23 de março de 2020 18:38

Já sou fã!!!

Rejane Ramos -Casa do Alto
Rejane Ramos -Casa do Alto
23 de março de 2020 18:28

Como sempre muiiito bom gosto .o trabalho de Patrícia é lindo!!!